sábado, janeiro 28

Presente dos Alunos aos Monitores

 
Um nosso Obrigado sentido.
Jorge e Pedro

sexta-feira, janeiro 27

Aniversário ...

 

quinta-feira, janeiro 26

Naves Espaciais - Modelos Construídos pelos alunos

 
 

Naves Espaciais - CONTOUR

 
Clica no título e constrói outros modelos.

quarta-feira, janeiro 25

Sistema Solar - Manusear os livros

 

Sistema Solar - Trabalhos com o computador

 

sábado, janeiro 21

Desenhos do Sistema Solar - Clica aqui e vê os maravilhosos desenhos

 

Sistema Solar - Desenhar

 
 

sábado, janeiro 14

O Sistema Solar

  
Vê se reconheces todos os Astros que vês... viste bem? E o Cometa também?
Clica no título e visita

sexta-feira, janeiro 13

 
Sol
 
Vénus
 
Terra
 
Monte Olympus (Marte), o maior vulcão do Sistema Solar

Marte - Clica aqui e vai até Marte de carro

 
Quando entrares no filme clica na seta para continuar.

Podes deixar os teus comentários clicando nos COMMENTS
Fica atento às novidades que irão aparecer.
 
Júpiter
 
Saturno
 
Urano
 
Neptuno

Mercurio e Plutão com as maiores Luas do Sistema Solar

 
A nossa Lua é Moon em inglês

Asteroide

 
Asteroide

Cometa

 
Cometa
  Posted by Picasa

quinta-feira, janeiro 5

Sistema Solar

  
Clica novamente no título

terça-feira, janeiro 3

Visualização - Documentário "Cosmos" de Carl Sagan

  
Clica no título e viaja até ao site do Carl Sagan

Fósseis

  
Os fósseis são as únicas evidências de animais e plantas que existiram há milhões de anos.
São restos das plantas e animais preservados nas rochas, especialmente as partes mais duras, como dentes, ossos r conchas. As outras partes, geralmente decompõem-se. Pode ocorrer também, o caso ainda mais raro, de ficarem preservadas tanto as partes duras quanto as moles, como no caso de mamutes lanudos que foram encontrados intactos no gelo, e de alguns insectos que fossilizam no âmbar. Mesmo quando não resta nenhuma parte do animal, seu corpo faz uma cavidade na rocha, deixando impressa, a sua forma exacta. Às vezes o animal deixa as marcas das patas ao passar pela areia ou lama. Uma única impressão permite determinar o tamanho do animal. Os fósseis levam milhões de anos para se formarem. considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11.000 anos, ou seja antes do Holoceno, que é a época geológica actual. A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia e divide-se em Paleozoologia (estudo dos fósseis animais), Paleobotância (estudo dos fósseis vegetais) e Paleoicnologia (estudo dos icnofósseis, estruturas resultantes das actividades dos seres vivos, como pegadas, sulcos, perfurações ou escavações).
A fossilização resulta da ação combinada de processos físicos, químicos e biológicos. Para que ela ocorra, ou seja, para que a natural decomposição e desaparecimento do ser que morreu seja interrompida e haja a preservação, são necessárias algumas condições, como rápido soterramento e ausência de ação bacteriana decompondo os tecidos. Também influenciam na formação dos fósseis o modo de vida do animal e a composição química de seu esqueleto.
Entre os restos animais passíveis de preservação incluem-se as estruturas formadas de sílica (óxido de silício), como as espículas das esponjas; calcita (carbonato de cálcio), como as conchas de muitos moluscos e os corais; a quitina, substância que forma o esqueleto dos insetos e a celulose, encontrada na madeira
É interessante observar que as folhas, caules, sementes e pólens podem ser preservados, mas normalmente não aparecem juntos.
A fossilização pode dar-se de diferentes modos:
Incrustação – ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo depositam-se em torno do animal ou planta, revestindo-o. Ocorre, por exemplo, em animais que morreram no interior de cavernas. Dos materiais que se depositam os mais comuns são calcita, pirita, limonita e sílica.
Permineralização – bastante freqüente, ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos, por exemplo. É assim que se forma a madeira petrificada.
Recristalização – rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade. Exemplo clássico é a transformação de aragonita em calcita.
Carbonificação ou incarbonização – ocorre quando há perda de substâncias voláteis (oxigênio, hidrogênio e nitrogênio principalmente), restando uma película de carbono. É mais freqüente em estruturas formadas de lignina, quitina, celulose ou queratina.
Em ambientes muito secos e áridos, a rápida desidratação também leva à preservação de animais (inclusive de corpos humanos). Chama-se a isso mumificação.
Os fósseis do tipo vestígios, não são restos de um ser vivo mas evidências de que ele existiu. Se uma concha é preenchida e totalmente recoberta por sedimento, vindo depois a se dissolver, poderá ficar esculpido, no material que a preencheu, um molde interno e, no que a recobriu, um molde externo. E, se o espaço antes ocupado for preenchido, ter-se-á um contramolde.
Outros vestígios são as impressões, deixadas por exemplo por folhas em sedimentos carbonosos, freqüentes acima e abaixo das camadas de carvão de Santa Catarina. Também são considerados vestígios os coprólitos (excrementos de animais), gastrólitos (pequenas pedras que as aves e alguns répteis possuem no aparelho digestivo), ovos (isolados ou reunidos em ninhos), marcas de dentadas (deixadas por dinossauros, por exemplo) e os já citados icnofósseis (pegadas, sulcos, etc.)
Animais e plantas que existem ainda hoje e que pouco mudaram ao longo da história da Terra são chamados de fósseis vivos. Exemplos são a planta Gingko biloba e animais como Limulus sp. e o celacanto (Latimeria chalmnae), um peixe que, até 1938, se julgava estar extinto.

Fósseis

  
Clica no título e visita o site "Fósseis de Portugal"

Fósseis - Aula

 
Foto da Turma A manipulada digitalmente para não reconhecimento dos alunos

Fósseis - Alguns exemplares mostrados

 
Algumas Trilobites, etc. Posted by Picasa

Fósseis - fazer um

  
Material: Um cartão, cola branca, uma folha de feto, um ferro de engomar, serrim, 2 pincéis.

Preparação:
Passa a ferro a folha de feto para ficar direitinha;
Coloca cola numa face e em toda a superfície do cartão;
Põe a folha encima do cartão;
Coloca mais um pouco de cola em cima do feto;
Espalha serrim por toda a superfície;
Espera um pouco e começa a limpar o excesso com o outro pincel.
O resultado é magnífico… “aldrabaste” uns milhões de anos…

Ideia original de Jorge Moreira.

Fósseis - alguns exemplares que os alunos fizeram

  
  

segunda-feira, janeiro 2

Fósseis - Pegadas de Dinossauros

  
Clica no título e visita o site: "Pistas de Dinossauros da Serra de Mira D`Aire"

Dinossauros

  
dinossauro
Designação aplicada a répteis que viveram na Era Secundária ou Mesozóica e de que hoje se encontram fósseis. Estes constituem duas ordens: a dos Saurísquios e a dos Ornitísquios. Os primeiros possuíam cintura pélvica do tipo sauriano, púbis dirigidos para a frente e para baixo, Os segundos apresentavam cintura pélvica do tipo das aves, apresentando púbis com quatro ramos.
Eram animais essencialmente terrestres, ainda que muitos vivessem nas lagunas e grandes rios da época. Apresentavam uma tendência geral para o "bípedismo", isto é, caminhavam levantados sobre as patas posteriores, o que implicava um desenvolvimento diferente da cintura pélvica e da parte posterior do corpo.
Os Saurópodes eram os mais corpulentos, chegando a atingir 30 metros de comprimento, e o seu peso é calculado entre 20 e 30 toneladas. Eram herbívoros e viviam nas regiões pantanosas, onde facilmente encontravam refúgio e defesa perante os dinossauros carnívoros e onde podiam mover-se com maior desenvoltura que em terra firme, pela perda de peso devida à impulsão na água.
Os Terópodes eram carnívoros, bípedes, com as patas anteriores curtas, providos de fortes garras. Alguns eram corpulentos (como a Tyranossaurus, que atingia 7 metros de altura) e possuidores de enormes dentes conicos e afilados. Atacavam, sem distinção, os dinossauros herbívoros, embora estes fossem de maior tamanho.
Os Ornitópodes eram herbívoros, bípedes, por vezes muito corpulentos. Os Estegossauros tinham o corpo protegido por placas ósseas, cabeça muito pequena e cauda muito robusta, eriçada de fortes espinhas que deviam utilizar como um "machado" em sua defesa.
Os Cerotopsídeos possuíam um escudo ósseo occipital, que lhes protegia p pescoço como uma couraça, e cornos nasais e frontais como os rinocerontes, Estes dinossauros deviam ser essencialmente terrestres, pois possuíam "cascos" nas suas quatro patas.
Os dinossauros viveram durante 120 milhões de anos e extinguiram-se no período Cretácico, no final do Era Mesozóica, há cerca de 90 milhões de anos. As razões da sua súbita extinção continuam por esclarecer e continuam a constituir assunto de controvérsia e debate para os paleontologistas.
Extraído da Diciopédia.

Clica no título e visita o site "Pegadas de Dinossauro"

Dinossauros - Trabalhos manuais da turma A

 
Foto manipulada digitalmente para não reconhecimento das crianças. Posted by Picasa

Dinossauro

  >

Dinossauro - Modelo em papel para pintar, cortar e colar

  Posted by Picasa

Dinossauro - Modelo voador em papel

  Posted by Picasa

Dinossauro - Em Papel

  Posted by Picasa

Dinossauro - Construidos em Papel

  Posted by Picasa

Dinossauro - Construção modelo em papel

  Posted by Picasa