segunda-feira, janeiro 2

Dinossauros

  
dinossauro
Designação aplicada a répteis que viveram na Era Secundária ou Mesozóica e de que hoje se encontram fósseis. Estes constituem duas ordens: a dos Saurísquios e a dos Ornitísquios. Os primeiros possuíam cintura pélvica do tipo sauriano, púbis dirigidos para a frente e para baixo, Os segundos apresentavam cintura pélvica do tipo das aves, apresentando púbis com quatro ramos.
Eram animais essencialmente terrestres, ainda que muitos vivessem nas lagunas e grandes rios da época. Apresentavam uma tendência geral para o "bípedismo", isto é, caminhavam levantados sobre as patas posteriores, o que implicava um desenvolvimento diferente da cintura pélvica e da parte posterior do corpo.
Os Saurópodes eram os mais corpulentos, chegando a atingir 30 metros de comprimento, e o seu peso é calculado entre 20 e 30 toneladas. Eram herbívoros e viviam nas regiões pantanosas, onde facilmente encontravam refúgio e defesa perante os dinossauros carnívoros e onde podiam mover-se com maior desenvoltura que em terra firme, pela perda de peso devida à impulsão na água.
Os Terópodes eram carnívoros, bípedes, com as patas anteriores curtas, providos de fortes garras. Alguns eram corpulentos (como a Tyranossaurus, que atingia 7 metros de altura) e possuidores de enormes dentes conicos e afilados. Atacavam, sem distinção, os dinossauros herbívoros, embora estes fossem de maior tamanho.
Os Ornitópodes eram herbívoros, bípedes, por vezes muito corpulentos. Os Estegossauros tinham o corpo protegido por placas ósseas, cabeça muito pequena e cauda muito robusta, eriçada de fortes espinhas que deviam utilizar como um "machado" em sua defesa.
Os Cerotopsídeos possuíam um escudo ósseo occipital, que lhes protegia p pescoço como uma couraça, e cornos nasais e frontais como os rinocerontes, Estes dinossauros deviam ser essencialmente terrestres, pois possuíam "cascos" nas suas quatro patas.
Os dinossauros viveram durante 120 milhões de anos e extinguiram-se no período Cretácico, no final do Era Mesozóica, há cerca de 90 milhões de anos. As razões da sua súbita extinção continuam por esclarecer e continuam a constituir assunto de controvérsia e debate para os paleontologistas.
Extraído da Diciopédia.

Clica no título e visita o site "Pegadas de Dinossauro"

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

What a great site spam blockerviruses Panasonic minidv tapes photob00005t3ik Acyclovir the history home security alarm system Distance learning freehand drawing Online computer classes and schools Casino images Associate degree in nursing online rhode island moving companies kelowna b c

terça-feira, fevereiro 06, 2007 11:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home