segunda-feira, dezembro 26

Vulcões

 
♦ O vulcanismo é uma consequência da dinâmica interna da Terra. Muitos dos vulcões estão ligados a zonas activas de placas litosféricas (por ex. zonas de subducção ou em dorsais), assim como as correntes de convecção e o material existente na Astenosfera vão condicionar muitas das erupções vulcânicas. Define-se vulcanismo como o processo em que se dá a transferência para a superfície de materiais que se encontram no interior da Terra.
♦ A palavra vulcão tem a sua origem relacionada com uma ilha na costa Italiana.
Há muitos séculos atrás, as pessoas que viviam nesta região acreditavam que Vulcano (o vulcão localizado nessa ilha) era a chaminé da forja de Vulcan - o ferreiro dos deuses romanos. Os habitantes imaginavam que os fragmentos de lava incandescentes e nuvens de cinzas erupcionados vinham desta forja onde se construíam os raios para Júpiter, rei dos Deuses, e as armas para Marte, o rei das guerras.)
♦ O termo “vulcão” pode ter duas definições;
1. Uma abertura na crusta da qual magma e gases podem escapar para a superfície.
2. A montanha, o cone vulcânico, que foi formada a partir do deposito de produtos de erupções vulcânicas.
♦ Durante um episódio vulcânico podem ser emitidos gases e materiais líquidos ou sólidos. Uma erupção vulcânica pode ser precedida ou acompanhada de eventos sísmicos.
♦ Por vezes a actividade vulcânica acarreta riscos assim como pode trazer benefícios para o ser humano.
♦ O vulcanismo pode ser dividido em vulcanismo primário ou vulcanismo secundário. Designamos por primário aquele que corresponde aos eventos associados aos próprios vulcões e à sua actividade. O vulcanismo secundário reflecte manifestações de menor intensidade (abordadas numa aula mais à frente).
♦ Um vulcão é, normalmente, constituído por: câmara magmática (local onde se acumula o magma); chaminé principal (local predominante por onde se dá a subida de magma; chaminé secundária (ou adventícia) (por onde se pode dar a subida de magma mas em menor quantidade) e cratera (abertura em forma de depressão pela qual são expelidos os materiais vulcânicos).♦ O cone vulcânico é uma formação, elevada, que pode ocorrer através da acumulação do material libertado numa erupção.
♦ Durante um episódio vulcânico podem ser emitidos gases e materiais líquidos ou sólidos. Uma erupção vulcânica pode ser precedida ou acompanhada de eventos sísmicos. O magma, quando chega à superfície ou está muito próximo dela toma a designação de lava.
Os gases libertados são maioritariamente vapor de água e dióxido de carbono (também azoto e enxofre em proporções significativas); as lavas são materiais líquidos (devido ao estado de fusão dos mesmos), com uma consistência mais ou menos viscosa.
Os materiais sólidos expelidos são denominados de piroclastos. Estes materiais sólidos são o resultado da fragmentação e arrefecimento da lava Os piroclastos podem apresentar diferentes formas e tamanhos. Consoante as suas dimensões estes podem classificar-se em:
- blocos: materiais que atingem grandes dimensões (»64mm). Normalmente os blocos consistem de fragmentos solidificados de outras erupções e que faziam parte do cone vulcânico.
- bombas – fragmentos com diâmetro maior ou igual a 64mm que foram libertados ainda viscosos (em parcial estado de fusão) e que por vezes adquirem formas arredondadas devido ao trajecto que fazem pelo ar.
- lapilli – fragmentos de rochas ejectadas de um vulcão com um diâmetro aproximado compreendido entre os 2 e os 64mm.
- cinzas – rochas, minerais e fragmentos de vidro vulcânico de tamanho inferior a 2mm. Ao contrário por exemplo de cinza resultante da madeira, a cinza vulcânica é extremamente dura e abrasiva. Resultam principalmente da quebra de rochas sólidas e da violenta separação de lava.
♦ A viscosidade da lava vai determinar o tipo de erupção que pode ocorrer. De forma geral podemos ter três tipos de erupções (explosiva, efusiva e mista).
- A erupção explosiva é característica de ocorrência de magmas muito viscosos, que flúem com grande dificuldade. Esta viscosidade vai dificultar a libertação de gases. Durante a erupção são registadas violentas explosões, há formação de nuvens ardentes (nuvens de cinza e gás a altas temperaturas). Na maioria destas explosões os materiais que são projectados, ao solidificar e cair acabam por formar grandes cones vulcânicos.
- A erupção efusiva é consequente de um magma fluido (pouco viscoso), a libertação de gases é mais facilitada e não se registam, normalmente, muitas explosões de grande violência. Formam-se rios ou correntes de lava (designados de mantos de lava quando cobrem grandes extensões de terreno). Por norma os cones vulcânicos formados são baixos e largos (em diâmetro).
- A erupção mista apresenta aspectos quer da erupção efusiva quer da erupção explosiva. Alternam-se fases explosivas com efusivas.
♦ O vulcanismo secundário diz respeito a manifestações de menor importância, assumindo um aspecto mais atenuado. Este tipo de vulcanismo pode também ser designado por vulcanismo residual.
♦ O vulcanismo secundário pode manter-se durante longos períodos de tempo e é muitas vezes posterior a uma erupção. Basicamente este tipo de vulcanismo é manifestado por emissões de gases, por vezes a altas temperaturas através de fumarolas e emissões de água sobreaquecida em forma de repuxos que brotam periodicamente (géiser) ou em fontes de agua termais.
♦ Muitos dos fenómenos vulcânicos estão interligados a zonas activas de placas. Assim a sua distribuição mundial não vai ser completamente aleatória.
♦ Associado à erupção vulcânica podem ocorrer diversos riscos consequentes de diferentes expressões dessa actividade. Assim temos por ex. nuvens ardentes (cinzas e gases a altas temperaturas) que devastam os locais por onde passam e podem provocar a morte por exemplo por asfixia; as correntes de lava (correntes de material fundidos a temperaturas muito elevadas) causando destruição, incêndios, etc; podem dar-se chuvas ácidas (devido à libertação de gases) que representam um perigo devido às propriedades corrosivas e derrocadas (na sua maioria associadas ao próprio cone vulcânico).
♦ Mas o vulcanismo também pode representar benefícios. Os benefícios resultantes estão ligados quer à manifestação de vulcanismo atenuado quer ao principal (ou seu resultado). Assim, as populações podem por exemplo usufruir de energia geotérmica (devido ao aquecimento da agua do subsolo); as cinzas vulcânicas tornam o solo mais fértil; a exploração turística destes locais também pode ser vista como uma vantagem; os vulcões permitem também o estudo do interior da Terra (ao expelir material); entre outros.
♦ Em Portugal existe uma região que é activa face a registos vulcânicos. É no arquipélago dos Açores, que fica localizado perto da dorsal do Atlântico, que se registam ainda manifestações de vulcanismo.
♦ Nos Açores existem manifestações de actividade vulcânica primária e secundária. O vulcão dos Capelinhos (ilha do Faial) por exemplo é um vulcão que manifestou em 1957 e 1958 actividade do tipo primária com diferentes erupções. Nos Açores existem imensas manifestações de actividade secundária como fumarolas (onde algumas são aproveitadas para fazer cozinhados (por exemplo na Lagoa das Furnas (S. Miguel)); assim como por exemplo existe o aproveitamento deste tipo de actividade para produção de energia geotérmica (em S. Miguel). Existe também nos Açores lagoas formadas em caldeiras de vulcões (Lagoa das Sete Cidades por ex.).
♦ As caldeiras são frequentes em regiões vulcânicas e consequentes de uma forte erupção vulcânica em que grandes quantidades de material são expelidas deixando por vezes um vazio na câmara magmática. Quando isto acontece pode dar-se o afundamento da parte central do vulcão originando uma depressão. A essa depressão denominamos de caldeira. Muitas vezes com o passar do tempo essa depressão é em parte preenchida por água formando lagos.

48 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu acho que este saite é muito foleiro não tem o que eu quero o que eu quero é informação do vulcão dos capelinhos...
Espero que melhorem as suas informções da sua concorencia .....................

quarta-feira, abril 26, 2006 1:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adoro este site é muito tolo é só para gente doida, como quem o fez ................

quarta-feira, abril 26, 2006 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este site nao vale nada so me fizeram vir ca perder tempo e ainda por cima nao tem nada do k eu prukuro............eu pokuro ox benefixios e rixkx ganda tanga ..................ganda pokaria...........cuidem se

sexta-feira, maio 05, 2006 3:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este siteta mt bem feito,mas podia ter informações mais específicas relativamente aos materiais expelidos em cada tipo deerupção!!!! espero que continuem a evoluir o vosso site!!!

segunda-feira, maio 08, 2006 12:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podem só pôr aqui mais um bocadinho de informação acerca da importância do vulcanismo secundário.

Ah, e assinalar melhor as coisas.
As pessoas quando olham para aí só veêm uma carrada de texto que não apetece a ler... Que tal rea~lçar as coisas? :P

segunda-feira, maio 08, 2006 5:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deviam por mais informacao ao vulcanismo primario
Tem muito pouca imformacao

domingo, maio 14, 2006 7:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podiam realçar melhor as coisas. Quando se olha para o site só se vê uma carrada de texto que não apetéce ler

terça-feira, maio 16, 2006 4:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

voces deviam ter mais informaçao sobre as vantagens e beneficios do vulcanismo...lol

sexta-feira, maio 19, 2006 3:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi
gostava k dixexem pk é k a viscosidade da lava determina a forma do cone
o site tá fixe
8)

segunda-feira, maio 22, 2006 8:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

poderia ter informações sobre nuvens ardentes e gêiseres, o site ficou meio perdido!!!

sexta-feira, maio 26, 2006 6:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que este site ta fixe(peta), mas acho que devia de ter mais informação sobre as erupções explosivas!!

terça-feira, maio 30, 2006 9:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este site ta lindo

mas....se as coisas tivesseem mais bem axinaladas era mais facil....se pusesem um pouco de animaçao!!!

que tal falar mais dos beneficios da actividade vulcânica?

terça-feira, junho 13, 2006 10:04:00 da manhã  
Anonymous Tiago said...

Este site esta muito fixe so podia era ter os risco e beneficios da actividade vulcanica que é o que quase toda a gente quer

Fiquem bem

quarta-feira, junho 21, 2006 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu acho que tá faltando coisa ;x
acho que deveria ter os beneficios vulcanicos ;)

terça-feira, outubro 17, 2006 12:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

fghfvbcxbkxzkvmn.d

domingo, outubro 29, 2006 9:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o site ta mt fixe...parabems...mas ainda falta informaxao...

quinta-feira, novembro 16, 2006 2:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o site ta mt fixe...parabems...mas ainda falta informaxao...

quinta-feira, novembro 16, 2006 2:09:00 da tarde  
Anonymous vanessa said...

este site ta uma pancada pk nao apetece ler esta tanga toda isto nao tem interesse nenhum vem uma pessoa ver ixto e kuando ve um texto enorme baza ne ? e pa façam coisas mais especificas

domingo, novembro 26, 2006 6:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto esta um conhe fuleiro devia estar melhgor organizado

terça-feira, novembro 28, 2006 7:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o voxo site ta bom.. nao se preocupem cm bocas estupidas cmo tao pa'i.. e gente burra ke nao percebe nda de ciencia..continuem i tentem xmp fazer melhor..pk a ciencia e ixo mxm.. jinhux********

sexta-feira, dezembro 29, 2006 9:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bgd pela ajuda na aula d tic...

sexta-feira, janeiro 05, 2007 12:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bgd pela ajuda na aula d tic...

sexta-feira, janeiro 05, 2007 12:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

axo k o site ta fixe max nao mte pika tar a ler akilo td...pdiam realxar maix ax koixax..
metam mais axuntoss: os cones a chamine as crateras os cones secundarios ....é o ke eu procuro..
bjx xau

quarta-feira, janeiro 10, 2007 3:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

aqui devia informar de que é constituúdo um vulcão

quinta-feira, janeiro 11, 2007 9:02:00 da manhã  
Anonymous Rita said...

olá..espero que levem isto como uma crítica positiva.. se este site e dedicado aos mais novos de modo a complementar o seu conhecimento cientifico (o que e uma boa ideia e da jeito igualmente a estudantes + velhos como eu)..mas acho que o site devia de conter mais cor e tambem ter mais esquemas e imagens em vez de tanto texto, pois e mais facil compreender a dinamica dos vulcoes do que atraves de texto..Obrigado pela informação foi útil e espero que nao levem a mal porque e uma critica construtiva

sábado, janeiro 13, 2007 5:40:00 da tarde  
Anonymous Sandra said...

Ola!


O site ta mt bm construido



mas axo k deviam acresentar mais coisas ou tipo perguntas frequentes..



por exemplo explikar algumas actividades vulcaninas e as suas consequencias se tem perigos e axim..


Paravbens ta optimo





bjs*

quarta-feira, fevereiro 21, 2007 3:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o site n tem akilo k eu quero k são as vantagens e desvantagens da actividade vulcânica mas pelo menos tem informação que pode ser utilizada!!! :) :( XD

quarta-feira, fevereiro 21, 2007 7:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada por tudo mas o k eu precisava mesmo eram os benificios da actividade vulcanica....

mesmo assim obrigada!:P

quinta-feira, fevereiro 22, 2007 6:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi ta mt mt bem gxto da elaboração ta optima bué fixe kurto bué adoro milhões.....parabens pessoal ta mt cool!...

sábado, abril 14, 2007 1:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei do blog! continuem, e n liguem aos comentários parvos...
Arrenjem mais informação sobre a origem das nascentes termais... : D

Um beijinho para todos,
Carolina*

quinta-feira, maio 03, 2007 10:51:00 da tarde  
Anonymous je said...

oi oi!!bem eu gostei deste site e talvex ca venha outra ves!!a pexoax ke nao devem bater bem da cabeça!!ke façam eles um site melhor!!tudo bem ke tÊm de aperfeiçoar certas coisas mas dai a dizer ke ta uma porcaria ixo ja é abuso total!!ponham mais coisas sobre os beneficios dos vulcoes!

bjux

sábado, maio 26, 2007 10:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gostei mto deste site pork me ajudou a faxer um trab. e tambem é mto curioso.

segunda-feira, novembro 26, 2007 10:07:00 da tarde  
Anonymous Daniel said...

O site tem informação útil e interessante, contudo penso que devia melhorar ao nível da apresentação dos diversos temas.
Nota:Continuem a trabalhar e o site irá atingir um padrão de elevada qualidade .

terça-feira, janeiro 22, 2008 8:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta optimo , só falta " Onde se localiza os sismos e vulcões nu mundo "

quinta-feira, janeiro 24, 2008 8:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

nao tá mal max podia tar melhor.

terça-feira, março 04, 2008 6:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

desvantagens dos vulcoes

terça-feira, março 11, 2008 1:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

queriamos saber aspectos positivos do vulcanismo, gostariamos de respostas breves,
o site está muito bom, serviu para retirmos informações para o nosso trabalho.
com os nosso comprimentos

domingo, abril 06, 2008 8:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O blogger tem boa informação, mas também devia falar do vulcanismo,o secundário, que é o que eu ando á procura

segunda-feira, abril 07, 2008 7:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto é muita louco!!
os vulcões são muita fixes! gostava de poder ver um ao vivo!!

quinta-feira, abril 10, 2008 7:16:00 da tarde  
Blogger Alfa said...

exemplos de vulcanismo secundario nao vejo ai nada e ando a procura :(

domingo, abril 13, 2008 6:31:00 da tarde  
Blogger Alfa said...

muito obrigado por esta informação ajudou-me muito principalmente no tipo de erupções, abraços

domingo, abril 13, 2008 6:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto ate tem bastante informaçao mas se tivesse titulos para separar a informaçao era melhor!

terça-feira, maio 20, 2008 7:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

POxa foi extamente oq estAva precurandO!

quinta-feira, agosto 07, 2008 12:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gostei muito me foi bastante util se possivel acrescente vamtagens e desvatagens ok? bjs

sexta-feira, novembro 21, 2008 12:09:00 da tarde  
Blogger Joana said...

Parabens ao dono do blog.... mas.... por favor nao ligue aos bananas dos anonimos.
bj's

terça-feira, março 24, 2009 7:32:00 da tarde  
Anonymous Deea ઇ‍ઉ said...

Eu cá tive toda a paciencia do mundo para lêr tudo, porque realmente estava a procura. Quem quer tudo espetado à frente dos olhos é claro que manda bocas. Aliás o site não tem de obrigatoriamente conter tudo acerca de vulcões. Se queres outra informação, é só procurar noutro lado. Nao são precisos esquemas nenhuns, percebe-se muito bem assim.

=)

quarta-feira, junho 10, 2009 11:45:00 da tarde  
Anonymous Paulo said...

Este mundo era bem melhor, se alguns nabos (desculpem ser tão directo) que fazem estes comentários estúpidos, redigissem os comentários de forma educada e escritos em BOM PORTUGUÊS, de PORTUGAL!!! Parabéns, o blog está muito bom...

domingo, dezembro 06, 2009 4:56:00 da tarde  
Anonymous Bruna said...

gostei Parabens!

terça-feira, janeiro 05, 2010 11:37:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home